segunda-feira, 28 de março de 2011

Entendendo o recrutamento e seleção


Diariamente recebo muitos emails vindos de candidatos que estão inconformados com a falta de recolocação, postura dos selecionadores, das empresas enfim, um sem numero de queixas, alguns que procedem, outras que são na verdade mal entendidos.

A fim de colaborar para aclarar um pouco a visão dos candidatos até para que não fiquem imaginado monstros onde eles não existem, dedico este post. 

Recentemente um candidato ligou para uma empresa que atendemos queixando-se não concordar com a sua reprovação na fase perfil comportamental de um processo seletivo. Primeiro erro, ligar para a empresa a fim de discutir sua eliminação, mas nem vou entrar no mérito porque o assunto aqui é outro.

O perfil comportamental de uma pessoa é obtido através de várias ferramentas disponíveis hoje no mercado, que avaliam basicamente 4 fatores do comportamento humano - dominância, comunicação, sentido de urgência (agilidade) e formalidade (regras). Com base nesta avaliação, os selecionadores sabem se aquele profissional tem o perfil adequado para aquela determinada posição.

Ser reprovado nesta fase não signfica que você não é um bom profissional, ou qualquer outra menção negativa a você ou ao seu currículo, entenda o porquê.

Cada posição que trabalhamos aqui,  inicia-se com o levantamento do perfil da vaga, atribuições daquela posição, organograma da posição (gestores, subordinados e pares),  cultura da empresa e outros fatores que levantamos para colocar a pessoa certa no lugar certo.

Este cuidado é importante pois colocar a pessoa certa no lugar certo, significa lucro para a empresa pois profissional feliz e realizado significa produtividade, e lucro para o candidato, pois estará trabalhando em uma posição na qual suas habilidades são importantes e podem ser ainda mais desenvolvidas. Este profissional realizará atividades e será cobrado  por resultados que está plenamente capacitado a alcançar.

Como costumamos dizer aqui na Tegon, "o porco não canta". Fazer um porco cantar significa investir muitos mil reais em aulas, treinamento e desenvolvimento e ao final desta jornada, ouvir o porco "ganindo", muito diferente do esperado canto do pássaro. 

Não adianta insistir em querer extrair de um profissional aquilo que ele não pode dar, é frustrante para os dois lados. E como evitamos isto ? Avaliando perfil da vaga x perfil do candidato. Este match, além de ser imprescindível para alocarmos um excelente recurso na empresa, é importante também para a realização do profissional.

Para aqueles que tiverem condições, façam um teste de perfil comportamental que inclusive é uma boa sugestão para seu autoconhecimento, e entendam suas habilidades e deficiências. O resultado, normalmente esboçado através de um laudo, ajudará vocês a  identificar oportunidades que efetivamente tenham relação com seu perfil.

Hoje você é escolhido por perfil, mas você também pode escolher oportunidades a partir dele.

Queria fazer um parêntese para dizer que escrevo neste blog com o maior carinho e que estou super feliz com o retorno de vocês através dos comentários e emails, obrigada pessoal !

Uma boa semana a todos vocês !
Luciana Tegon

quarta-feira, 9 de março de 2011

O que você faz quando ninguém está te vendo ?


Ah, esse assunto é sério...Com a explosão da internet, MSN, skype, orkut, facebook e outras tantas redes sociais, comunicadores instantâneos e sites explodindo na nossa tela, uma das grandes preocupações das empresas é assegurar que seus funcionários não vão deixar de trabalhar para acessar conteúdos pessoais e não relacionados ao trabalho, comprometendo assim a produtividade da área.

Firewalls, proxys e outras tantas ferramentas são instaladas nos computadores dos colaboradores para impedir os acessos e as navegações que não sejam ligadas ao trabalho, quando na verdade questiona-se por quais motivos não se pode ler notícias, falar com amigos e outras atividades que antes da internet eram feitas normalmente (o jornal era lido, os amigos ligavam em nosso telefone comercial).

A questão aqui, não é proibir, coibir ou censurar e sim, gerir, cobrar resultados e definir o que pode e o que não pode ser feito na empresa.As vezes tenho a impressão de que os funcionários estão na "escolinha", e seus gestores são os professores, que os olham de cara feia e estão prontos para bater neles com a régua.

Do que adianta ter um funcionário que não acessa nada destas coisas e fica "viajando" nos pensamentos na sua mesa, mantém os olhos colados na tela que mostra aquela planilha complexa, mas não está a produzir absolutamente nada? Quem passa por sua mesa pode ter a impressão de que é o melhor funcionário do mundo... sério e focado! No entanto, aquele que está a mil por hora, navega em todos os sites, está sempre ao par de tudo o que está acontecendo e tem em mente tudo o que deve entregar, prazos a serem cumpridos e trabalha focado em suas entregas, pode ser interpretado como um mau profissional pois navega na internet o dia todo quando deveria estar "trabalhando".Notável a diferença não?

Podem criar todas as ferramentas que quiserem, se não houver liderança que defina os objetivos e resultados claramente e cobre seus profissionaisdentro destas métricas, nenhum progresso acontecerá.Não estamos mais na ditadura, a censura acabou faz tempo, o que necessitamos hoje é de profissionais íntegros, comprometidos, motivados, sem isso não teremos resultados duradouros.

Assim como em um jogo, cabe a cada gestor escolher os jogadores do seu time, explicar a tática e intervir sempre que necessário com o objetivo de ganhar o jogo, tudo sempre com maturidade e respeito, assim serão respeitados e reconhecidos verdadeiramente como líderes e não como "autoridade".Se você não está satisfeito no time que está jogando, procure um outro time para comprar seu passe, felicidade no trabalho é essencial para qualquer profissional.

Mais importante do que fazermos o que é correto na frente dos nossos colegas e chefes, é fazer o que é o correto quando ninguém está nos observando, a não ser a nossa própria consciência.

Sejamos íntegros !
Boa semana a todos.
Luciana Tegon