quinta-feira, 3 de abril de 2014

Inovações em recrutamento e seleção: o futuro chegou

Já era hora do Brasil começar a usar as modernas tecnologias de comunicação que surgiram nos últimos anos a serviço dos processos de recrutamento e seleção. Um exemplo saudável nessa direção vem sendo dado pela Elancers, que incorporou a ferramenta Hangout, do Google, à sua plataforma de recrutamento e seleção. Como funciona o Hangout? Ele permite que um grupo de até 10 pessoas interajam por meio de chat ao vivo, com vídeo. Isso significa que um bom recrutador é capaz de fazer entrevistas com profissionais que não precisam mais se deslocar, podendo participar de processos de recrutamento e seleção a partir de suas casas, após o trabalho ou até mesmo nos finais de semana e em feriados, inclusive de outras cidades e regiões.
Segundo Luciana Tegon, sócia da Tegon Consultoria, o uso do Hangout do Google nos processos de seleção reduz drasticamente o prazo de indicação da candidatos para as empresas de 45 para 10 dias, o que traz ótimos impactos também nos custos, que também são reduzidos. Mas Luciana adverte: essas vantagens só são alcançadas se o sistema é usada dentro de uma plataforma de recrutamento e seleção mais estruturada, como a da Elancers, que permite integrar as entrevistas em vídeo a todo um processo de seleção e acompanhamento dos candidatos:
"Sem isso, gerenciar o Hangout se torna apenas um complicador a mais para o recrutador, uma vez que além de ter que lidar com currículos que chegam por e-mail de diversas fontes, o recrutador tem que lidar com o Hangout de forma desconectada. Outro recrutador da mesma empresa, por exemplo, não saberia dizer se aquele candidato foi entrevistado à distância ou não", explica.
Se para os recrutadores o Hangout permite mais agilidade e um serviço mais em conta para as empresas, para os candidatos o Hangout também traz mudanças importantes. Agora, as pessoas precisam aprender a participar de entrevistas à distância, sentadas diante de um computador ou notebook, e aproveitando todas as oportunidades para mostrarem o quanto estão preparadas para aquela vaga:
"Questões como aparência, por exemplo, seguem sendo importantes. Ou seja, não é porque você está em uma entrevista à distância que você vai descuidar da aparência. Mas além da aparência, é preciso encontrar um local tranquilo, controlado, sem gritaria de crianças ou latidos de cachorros, onde o candidato possa mostrar suas qualificações de modo claro e objetivo", explica Luciana.
Para entender melhor como usar o processo de recrutamento via Hangout, preparamos um vídeo didático com uma entrevista com Luciana Tegon que você pode acessar abaixo. Deixe seus comentários!