domingo, 13 de fevereiro de 2011

Do you speak english ?


Pergunto, você fala inglês ? Respondeu sim ? Que bom para você, suas chances de empregar-se em oportunidades melhores e mais bem remuneradas são bem maiores, aliás, tem várias empresas procurando pessoas como você que fala duas línguas.

Respondeu não ? Então, preste atenção neste post !

Muitas pessoas ao concluirem a faculdade perguntam-se o que fazer depois, sugestões de cursos e especializações para incrementar seu currículo.

Há no mercado uma avalanche de MBAs, pós-graduações, doutorados, mestrados e outros títulos que podem ser conquistados até à distância, convidando esse mar de profissionais a se tornarem "estudantes profissionais".

Não, não sou contra cursos de especialização, pelo contrário, conhecimento nunca é demais, o cerne da reflexão que proponho neste post é avaliarmos a aplicação imediata do conhecimento adquirido.

Tenho trabalhado várias posições para meus clientes, aliás, graças a Deus o emprego está em alta e percebo que a cada 8 vagas que fazemos, pelo menos 5 exigem um segundo idioma, variando de intermediário à fluente.

E aí é que reside a minha preocupação como headhunter e o meu conselho aqui no blog para aqueles que estão procurando um curso ou aprimoramento profissional. Façam primeiro um idioma, preferencialmenteo inglês, e depois as desejadas especializações.

Vários são os motivos que todos nós temos para não estudar inglês, consegui até criar um ranking dos mais comuns !
- não tenho tempo
- não tenho dinheiro
- não quero fazer inglês no final de semana porque estou cansado(a)
- não uso inglês todos os dias então eu "enferrujo"
- o transito me impede de ir à escola
- sou tímido, não consigo falar inglês
 
Também tenho várias respostas incentivadoras para vocês, na mesma ordem das queixas acima:
- o tempo você é quem cria, você define suas prioridades e onde quer chegar
- tem vários pequenos cursos na net grátis ou com custo bem baixo, já é um começo pra você ir treinando
- se você realmente só tem o final de semana, encare o desafio, vai valer a pena
- você pode usar o inglês a todo momento, andar pela rua traduzindo mentalmente tudo que vê é uma ótima técnica, assistir filmes com legendas em inglês, ler livros em inglês, pensar em inglês, experimente...
- ok, o trânsito enlouquece todo mundo, mas a internet elimina a necessidade de deslocamento
- timidez se combate com segurança. Estude, e pratique, ninguem tem pronuncia perfeita e ninguem exige isso de nós, da mesma forma que todo mundo acha engraçado gringo falando "feijoada" e "caipirinha" em português. Além do mais, nós brasileiros somos naturalmente simpáticos, você deve ser capaz de compreender e ser compreendido, esta é sua meta. Faça o seu melhor.
 
Tem um ditado que meu marido diz que acho fantástico.
" O ótimo é inimigo do bom", sendo assim, faça o bom porque as vezes buscando o ótimo deixamos de agir e desistimos porque não nos achamos capazes.
 
Animados ? Não ? Então tomem coragem, definam seus objetivos e comecem a estudar, seja em casa, com CDS, no carro, no metrô, onde e como quiserem. Atitude !
 
O mundo está cada dia mais globalizado e o segundo idioma será mandatório em pouquissimo tempo, vai ficar fora desta ?
 
Boa semana para todos, tenham seus objetivos bem claros em suas mentes. O primeiro passo para o sucesso é o desejo de realizar algo.
 
Abraços a todos.
Luciana Tegon
 

8 comentários:

  1. Luciana, posso dar mais um conselho?

    Passei os ultimos 7 anos vivendo no Canada e trabalhando em empresas onde o Ingles era o primeiro idioma. Vi varias pessoas indo a Toronto estudar Ingles e quando me falavam que passariam 1 mes estudando e voltariam com o idioma fluente.

    Infelizmente esta nao é a realidade e será necessário, no mínimo, 6 meses para voltar com uma boa fluência na língua.

    O desafio é importante, e conforme informado por ti, precisa ter boa vontade.

    Um abraço e parabéns pelo post.

    Gean Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Certissimo Gean, só a prática diária é capaz de tornar alguém fluente em uma segunda língua, portanto estudar e não praticar, não adianta. abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Gean esta no certo, sim vontade ninguem consegue nada, a força no interior de cada pessoa é tudo para seguir. Parabéns pelo blog!!!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Vero, agradeço sua visita e até o próximo post ! abs

    ResponderExcluir
  5. "O mundo está cada dia mais globalizado e o segundo idioma será mandatório em pouquissimo tempo"...
    Mesmo não sendo da área de headhunting, confesso que este "pouquíssimo tempo" já não existe mais. Para mim já é um "must" ter o inglês hoje em dia, no mínimo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Igor, realmente, tempo é algo muito escasso e precioso na atualidade. Foco é necessário para não investirmos nosso tempo em algo que possa potencializar nossa carreira. Mas não devemos esquecer de deixar um tempo para os outros papéis que temos na vida, como familia e amigos.
    abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Luciana,

    Achei super interessante o seu blog, principalmente porque atualmente, estou a procura de uma nova colocação e depois que saí de minha antiga empresa, cortei todos os gastos, mas tenho me esforçado pra continuar a estudar o inglês, pois em 90% das entrevistas nas quais tenho ido, o inglês é exigido. Abraço e obrigada pelas informações, Ana.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luciana.
    que bom encontrar seu blog, estou precisando de uma orientação. Trabalho no RH de uma prestadora de serviços de Contabilidade, nosso know-how é o ramo de incorporação imobiliária. No entanto é muito dificil encontrar candidatos disponiveis com esse perfil no mercado.
    Estou a pouco tempo em São Paulo e não sei como divulgar essas vagas, pode me ajudar?

    ResponderExcluir