sábado, 29 de janeiro de 2011

A empregabilidade após os 45 anos - Parte 3



Aqui estou eu novamente para falar da empregabilidade após os 45 anos. Gostaria de ter postado antes, mas tenho trabalhado demais, o mercado está aquecido, as contratações estão à todo vapor, o que muito me alegra, o país vive realmente uma nova realidade desenvolvimentista.

Faltam pedreiros, soldadores, torneiros mecânicos, profissões de base tão importantes para o crescimento de um país.

Antigamente, o filho do pedreiro já ia com seu pai pra obra para começar a aprender fazer a massa, assentava um tijolo aqui, outro ali, observando e aprendendo o ofício. Hoje, o filho do pedreiro e da empregada doméstica tem computador, celular, faz faculdade, estágio e decididamente não tem na cabeça a menor ideia de seguir a profissão dos pais pois o Brasil oferece muitas outras oportunidades.

Há 10 anos atrás, do nordeste, chegavam ônibus carregados de retirantes em busca de um emprego na construção civil, a esposa em uma casa de família ! Hoje, de São Paulo retornam ao nordeste estas mesmas pessoas que vão ser mestres de obra, pedreiros  e domésticas lá nas suas terras de origem, que assim como o sudeste e o sul, estão crescendo também. Retornam pois lá além do emprego que antes não existia, sentem-se valorizados e respeitados. Sim, digo respeitados porque ninguem lá chama estas pessoas pejorativamente de "baianos" , "nordestino" e outros adjetivos horrendos que ouvimos aqui.

É, o sudeste paga o preço da sua falta de respeito com estes trabalhadores. Já faltam empregadas para dormir no emprego, e quando encontramos uma, ganha mais de R$ 1.200,00 por mês ! Pedreiros também já ganham muito mais do que há 5 anos atrás. É o verdadeiro apagão profissional nas categorias de base ! Triunfam orgulhosas as lava-louças, as roupas que não precisam passar a ferro e os fast-foods.

Pois bem, com o país nesta cadência de crescimento, estamos assistindo um rearranjo profissional de jovens, adultos e idosos. Idoso hoje é considerada a pessoa de 65 anos. Mas é fato que alguém com 65 anos hoje esbanja saúde e disposição, muitas vezes até mais do que um jovem de 20 anos.

Se falamos aqui da empregabilidade após os 45 anos, uma pessoa com 65 anos, ainda disposta e apta ao trabalho já está teoricamente desempregada há 20 anos !

É fato que a previdência não dá conta de suprir o exército de pessoas com mais de 65 anos e a situação piora cada vez mais neste sentido, pois a medicina avança a passos largos e as pessoas vivem até cerca de 85 anos.

Se não dá para uma pessoa viver da renda da previdência, a ideia é que ela trabalhe. Mas se pessoas com mais de 45 anos tem dificuldade de se colocar, o que fazer ?

A parte 3 deste post trata justamente de uma das opções neste caso - iniciar uma nova carreira.

Assim como existe a orientação vocacional para os jovens que iniciam uma carreira, existe a orientação de carreira, algumas empresas já oferecem este serviço.

Para isso, é necessário que você avalie seu histórico profissional, identifique a área que gostaria de atuar, as profissões que o mercado está absorvendo no momento e até uma avaliação psicológica que vai da identificação dos seus anseios x suas habilidades.

Como eu sempre digo, planejamento é tudo na vida. Ninguém deveria tomar um rumo tão radical na vida calcado apenas no lado emocional de não estar satisfeito com sua profissão, com a empresa, com o chefe. Decisões assim devem ser tomadas com calma e com muita ponderação, usando o racional e não o emocional.

Se você está empregado, mas pretende iniciar outra carreira, prepare-se para isto gradativamente. Leia, estude, conheça, faça cursos sobre sua nova profissão. Vá buscando oportunidades de fazer esta transição de forma mais tranquila, já que seu sustento não está comprometido.

Se você está desempregado, a situação é totalmente outra. A primeira regra é gastar o mínimo possível de suas economias, neste quesito, cuidado com a empolgação em "montar um negócio". Conheço executivos que sairam muito bem financeiramente de empresas e perderam tudo abrindo um negócio do qual nada entendiam. Não planejaram, empolgaram-se e perderam tudo.

Claro que há pessoas que dão certo como novos empreendedores, mas repito, esteja preparado, conheça o que vai fazer, e prepare-se para os primeiros 12 meses do seu novo negócio. Passado um ciclo de um ano você sabe quando fatura mais e quando fatura menos, e pode adotar estratégias para os períodos de "seca".

Um fato é que aos 45 anos, normalmente você já tem estabilidade econômica que te permite investir algum tempo para fazer esta transição para uma nova carreira.

Uma coisa é fato, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, as oportunidades de trabalho aumentam a cada ano. Esteja atento à notícias sobre novos cursos, novas profissões, em que área estão faltando profissionais e ache o seu caminho, sempre com calma e bom senso.

O site www.mundodovestibular, cita as profissões do futuro até 2015:
1º Engenheiro de Petróleo
2º Engenheiro ambiental
3º Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
4º Ajudantes de obras civis
5º Analistas de sistemas computacionais (TI)
6º Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
7º Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
8º Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
9º Técnicos florestais
10º Técnicos em manipulação farmacêutica

É certo afirmar que cursos técnicos de curta duração facilitam um emprego nestas áreas, ou seja, mesmo que você já tenha passado dos 45 e iniciando uma nova carreira, apostar num curso técnico é uma boa dica para empregar-se rapidamente pois o mercado contrata  e absorve profissionais nestas instituições de ensino. Uma vez empregado, você pode ampliar seus conhecimentos e galgar posições mais altas especializando-se naquela área através de cursos de especialização e pós-graduações.

Seus colegas do curso técnico possivelmente terão metade da sua idade, mas eu também considero isto um ponto positivo. Estar em um meio de diversidade faz sua cabeça enxergar novas possibilidades, você respira outros ares e certamente cresce com os novos cenários que começa a vislumbrar. Hoje esta idade pode parecer um impeditivo para juntar-se aos novos nestes cursos técnicos, mas em alguns pares de anos, esta será certamente a realidade, classes totalmente mescladas. O conhecimento transcende o fator idade.

As áreas mais em alta na atualidade são área de tecnologia da informação e as engenharias, ambas com várias especializações. Nestas áreas já faltam profissionais qualificados.

Navegando na net achei um artigo interessante sobre as 10 cargos mais difíceis de serem preenchidos, deixo para vocês lerem: http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=72868

Como eu sou uma eterna otimista, sempre acredito no potencial humano. Se não está feliz, antes arriscar e iniciar uma nova carreira do que insistir em levantar todos os dias para trabalhar em alguma coisa que você não gosta.

Uma coisa é certa, pensamento positivo SEMPRE !
Você é o que você pensa. Acredite e acontecerá.

Tenham uma ótima semana !
Luciana Tegon

29 comentários:

  1. Excelente artigo, limpo e completo!
    Fez um panorama do mercado atual de trabalho no Brasil e apresentou dicas e alternativas para quem esta nesta faixa de idade para suplantar as principais barreiras. Tenho certeza que será muito útil aos leitores do blog. Parabéns Luciana e abs a tds.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, seu artigo é bom e esclarecedor. Mas gostaria de acrescentar que nem todos conseguem atingir e manter um bom padrão de vida após os 40 ou 50 anos. Passei e passo por esta situação onde a vida deu suas voltas e não consegui me estabilizar financeiramente. A ideia de abrir uma micro empresa é ótima, mas não funciona para a maioria. Ser empreendedor é o que mais quis, mas nunca foi possível. Uma outra situação é que você é eliminado pela recepcionista de uma agência ao ver seus cabelos brancos. Há quatro anos já nesta situação conheci a área de corretagem de imóveis (autônomos) e percebi que 60% eram de pessoas acima dos 40 que não tinha oportunidade no mercado CLT e também não conseguiam abrir seu próprio negócio. O interessante é que às vezes te chamam para serviços braçais achando que você não consegue mais pensar ou raciocinar por causa da idade. Não tem nada a ver, ocupar vagas indesejadas por uma maioria por que tem mais de 40 ou 50 anos. Entendo que um país que quer crescer não pode desperdiçar a mão de obra de uma pessoa experiente. Coloquei a ideia de bolsa de emprego para pessoas acima de 50 anos no Facebook, no Twitter. Estou no BLOG do NYYLS - www.nyyls.blogspot.com e no www.facebook.com/nyyls, com uma solicitação de emprego e as poucas propostas que me ofereceram foi para ser autônomo, sem ajuda de custo ou valores que teria que escolher entre pagar o aluguel ou alimentar a família. A sua postagem sobre o assunto é pertinente, pena que a discussão do assunto seja tão baixa. abs.

    ResponderExcluir
  3. Ola Cerqueira, obrigada pelo comentário. Entendo o que você diz porque sou headhunter e como disse as vezes encontro limitações para apresentar profissionais altamente experientes por conta do quesito idade, com o qual não concordo absolutamente ! Sua ideia do blog é interessante e eu acredito que quanto mais investimos em uma ideia, mas perto ela se torna de virar realidade. Siga em frente e acredite, sempre ! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana! Primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa e pelo belíssimo blog. Senti vontade de lhe contar um pouco de minha história e pedir sua opinião ao ler seus posts. Bem, aos 38 anos me formei em administração, apesar de ter uma vida profissional de dedicada a manutenção e suporte em produção, chão de fabrica. Daí um acidente de moto, durante este ano de 2009, ano em que eu estava concluindo o curso de administração. Acontece que até hoje estou de muletas, impossibilitado de exercer minha profissão, que atualmente é de torneiro. Sinceramente não sei se as sequelas me permitirão trabalhar e novo nesta minha profissão. Já na área de administração, eu poderia, pois não dependo de meu corpo para isso como dependo como torneiro. Por isso, caso precise de um plano “B”, quando tiver finalmente alta do médico, estou estudando arduamente inglês e acredite, um pouco recursos humanos, que é um ramo da administração que me identifico bastante (na verdade fiz um curso online mas não gostei muito, achei superficial), enfim o que posso fazer em casa, de um computador...Neste ano de 2.011 completo 40 anos, para fechar com chave de ouro.
    Pergunta: você acha que tenho chance de o mercado me aceitar e acolher, mudando de profissão radicalmente conforme meu caso? Meus ganhos a principio deverão ser muito mais baixos? Obrigado e um abraço.
    Ah, tambem tenho um blog! http://memoriasdeumfemur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ola Aroldo ! Felizmente o Brasil está vivendo um movimento de expansão, então eu acredito que você terá seu lugar ao sol no mercado. Primeira coisa, se é que você já não fez, é cadastrar seu curriculo no www.elancers.net e em outros sites que desejar. Siga as dicas que sempre dou para fazer um belissimo curriculo. Quanto às sequelas você precisa entender se realmente ficará com alguma e neste caso preencher o formulario de portador de necessidades especiais, que é outra área que vem crescendo. Invista sim no inglês meu caro, caminho certo ! E a outra dica, quando estiver pronto para o trabalho, é sentar no computador todo dia e inscrever-se a todas as vagas que tem o seu perfil. E por ultimo, mas não menos importante FORÇA, PENSAMENTO POSITIVO E ACREDITE ! Um grande abraço e nos vemos aqui no Blog !

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana

    Belo Blog e muito esclarecedor,fico feliz por sua visão do mercado de trabalho e interesse no potencial das pessoas.Vivemos uma expansão como você observou, realmente é válido investir no conhecimento aliado a experiência profissional.
    Continuo insistindo numa vaga no setor de aviação,devido a minha experiência profissional
    e interesse de progredir neste setor.Posso afirmar que o mercado esta carente de bons e experientes profissionais pelo que percebo diáriamente e as empresas ja devem estar sentindo na pele, é questao de tempo para aparecer oportunidades para nós que lutamos em prosseguir no mercado de trabalho depois dos 50 anos.
    Sucesso a todos e felicitaçoes a você Luciana pelo excelente trabalho

    David Toffolo

    ResponderExcluir
  7. Prezada Luciana, muito bom seu artigo e eu me identifico completamente com esta situaçao. Afinal fui executivo de multinacional durante 15 anos e agora com 46 estou desempregado. O que dizer da experiencia adquirida , dos cursos carissimos que fiz , isso nao tem valor no mercado? O mercado nao aproveita isso? É um grande desperdicio nao acha?

    ResponderExcluir
  8. Olá, concordo plenamente, e faço um trabalho diário tentando mudar essa ideia por onde eu passo. Competencia não tem idade e minha esperança é que com o aquecimento do mercado os seniores sejam aproveitados. Boa sorte ! abs

    ResponderExcluir
  9. Olá David, obrigada pelas gentis palavras, eu escrevo justamente com o intuito de motivar as pessoas e fico feliz em poder contribuir positivamente para que os seniores sejam reconhecidos e conquistem seus espaços no mercado de trabalho. Abs

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciana,

    Gostei de lêr o texto em seu blog, e digo que a realidade da idade é antes dos 40 anos, já trabalhei em multi nacionais na área de vendas e marketing, e atualmente estou buscando uma recolocação, e por duas vezes fiquei pasmo em ouvir de um diretor do Itaú que eu aos 38 anos estava velho para gerenciar uma carteira de clientes, participei de uma dinâmica, me destaquei e mesmo com minha experiência em negociações, análise de crédito a clientes e outras experiências que tenho relacionadas a banco, eu fui eliminado e uma moça que é enfermeira com 24 anos e que trabalha com pós vendas de produtos ortopédicos foi contratada. Estou indignado com a questão idade, por mais que você estude, após os 40 anos temos duas opções, se tornar autônomo e aceitar qualquer coisa do mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio.

    ResponderExcluir
  11. Olá Emerson, agradeço sua visita ao blog. No dia a dia me deparo com algumas situações que são revoltantes, semelhantes as que você reporta, infelizmente, mas como em tudo na vida, há os bons e os maus profissionais, os bons e os maus gestores, as boas e as más decisões. Cabe a cada um de nós manter a cabeça erguida e procurar nosso caminho, que pode levar à felicidade das mais variadas e estranhas formas. Pensamento positivo sempre ! Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Olá Luciana,

    Parabéns pelo “Blog do headhunter” e estou contente em saber que existe profissional digna de colocar este assunto em pauta, pois reverter o cenário da empregabilidade das pessoas com mais de 40 anos neste Brasil de hoje penso ser difícil, dos dois lados, mas entendo que logo o mercado estará respondendo com aqueles que colaboraram justamente nos momentos de dificuldade e que possuem uma melhor maturidade.
    Eu gostaria de saber sua posição e ou opinião no sentido de que assim como temos idade legal para o início do trabalho, se existe algo legal (jurisprudência) no sentido de se ter uma carreira interrompida, ou seja, se socialmente caberia esta responsabilidade a alguém, pois o sistema de empregabilidade do chamado primeiro mundo atua junto com o nosso crescimento e ficamos sem amparo social, por exemplo, um profissional após mais de 20 anos colaborando e deixando produtivo certo empreendimento ocorre do dia para noite ser retirado e substituído por outro profissional com até um quatro do salário e com certeza com uma idade bem menor. Seria uma questão de ética... Em alguns casos?

    ResponderExcluir
  13. Oi Luciana,
    que bom encontrar seu blog.
    Estava no site da elancers e vi o gadget pro seu blog. Amei este artigo.
    JA tenho 46 anos, sou formada, passei muitos anos fora do Brasil e não consigo me recolocar no mercado de trabalho. Esta semana pensei exatamente isso, vou fazer um curso tecnico associando minhas qualificações e buscar uma outra maneira de atuar.
    Muito obrigada!
    abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudio, agradeço sua visita ao blog. Veja, previsão legal para incentivar a contratação de pessoas com mais de 40 anos acho que dificilmente ocorrerá no Brasil. Temos inumeras outras prioridades. Mas vejo que com o crescimento acelerado do país, esse reencaixe de profissionais mais maduros acontecerá naturalmente, e é para isto que eu torço ! abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia, tudo bem ? Não esqueça de cadastrar seu currículo na Elancers ou na Tegon. E quanto ao curso, é isso mesmo, faça um que agregue à sua área de atuação. Como você provavelmente é bilingue, tem mais chances de se recolocar rapidamente. Grande abraço e boa sorte ! Passe por aqui para me contar da sua nova colocação !

    ResponderExcluir
  16. Olá muito bom ter seu blog aqui, parece que muitos tem medo de dar dicas e deixar textos na web, mas isto está mudando, G. Deus.!!!
    Sou representante comercial com 20 anos de mercado, tenho 46 anos e todos esses comentários postados estão corretíssimos e me identifiquei muito.
    Antes trabalhei com bancário por muito tempo desde 79, optei por entrar em vendas por indicação de amigos e obtive excelentes resultados, com ajuda de custo, ótimos ganhos, cobertura de gastos com viagens etc, atualmente as empresas querem registro CORE, NFS e só comissão, excluem de todos os beneficios e não apostam mais em vendedores, em outras palavras temos que nos virar, como se diz na giria.
    Hj, continuo como autonomo desde 2005 e digo que está cada vez mais dificil pois muitos migram para vendas mesmo sem ter conhecimento de mercado e acabam tendo gastos elevados ou investimento desperdiçados pela nova empreitada e poucos tem sucesso. O mercado está competitivo demais.
    Agradeço pelo espaço

    ResponderExcluir
  17. Oi Luciana, muito bom seu artigo. Mas moro no interior da Bahia, estou perto de fazer os 45 anos, e acho difícil o mercado de trabalho para pessoas desta idade aqui no nordeste. Já estou a 12 anos fora do mercado de trabalho, vivo procurando que curso poderia fazer para voltar ao mercado de trabalho. Fui professora e não quero mas voltar a área de educação. Gostaria de saber qual a área que mais tem chance em lugares pequenos?

    ResponderExcluir
  18. Olá, agradeço sua visita e desejo sorte nos negócios !

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de parabenizá-la pelo artigo. Sou brasileira e resido no Canada há 6 anos. Eu gostaria muito de ver meu país, o Brasil, acreditando que profissionais acima dos 40 ainda são plenamente capacitados ao trabalho. Aqui no Canadá é proibido perguntar idade ou colocar sua idade no Curriculum, temos pessoas acima dos 40 trabalhando em TODAS as empresas por aqui e não tenho conhecimento de que nenhuma delas deixa de lucrar ou ter sucesso por ter profissionais mais idosos. Afinal, porque será que o Canadá está entre um dos países melhores do mundo para se viver e ser um País de Primeiro Mundo? O Brasil precisa mudar esta mentalidade se quiser crescer realmente e caminhar para ser um país de Primeiro Mundo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Luciana,
    Realmente muito interessante o seu blog. Tenho 45 anos e vivi e trabalhei em uma multinacional nos Estados Unidos como Gerente de Projetos por mais de 15 anos. Agora de volta ao Brasil(Campinas SP)me deparo com dificuldade de relocação. A primeira coisa que me perguntam quando vou a entrevista é quantos anos tenho, quantos filhos tenho, onde moro, etc. Não entendo porque essas perguntas discriminatórias ainda são feitas aqui no Brasil. Isso nunca acontecia nos EUA e lá onde trabalhei a média de funcionários com mais de 40 anos era enorme. Temos que mudar essa mentalidade retrógrada no Brasil. Sei que você parece atuar contra essas discriminações e a elogio por isso! O que você puder continuar fazendo para melhorar esse quadro será muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu,amei seu blog,queria que vc me explicasse algo que eu ñ endendo ou pq tô muito preocupada com a minha situação e ñ consigo pensar legal.Tenho 50 anos trabalhei durante 14 anos como recepcionista,telefonista e nunca me preocupei em fazer uma faculdade,hj sofro as consequencias disso ñ consigo empregos tenho varios cursos na minha area, já fiz até curso de camareira,pois achei que devido a idade,e o curso era mais fácil voltar ao mercado de trabalho,mas que nada ñ consegui nada.Agora tô querendo mudar mas uma vez p/ auxiliar de cozinha,p/ ver se eu consigo,pois quero tentar vestibular p/ administração de empresa,p/ colocar meu espetinho em alta,pois do jeito que tô ñ saio p/ canto nenhum,mas queria saber de vc uma expert no assunto se eu tô no caminho certo,ou vc pode me orientar,como eu driblar essa crise.Bjs que Deus proteja vc e sua família.

    ResponderExcluir
  22. Ola Lu. Eu tambem amei o seu blog. Estou trabalhando, porém há 10 anos fui direcionada pela empresa que trabalho em atuar na area comercial, onde desempenhei vários papéis com resultados positivos. Agora com a maturidade alcançada aos 37 anos resolvi retornar a minha área, ou seja engenharia quimica, porém como registrado anteriormente estou afastada por uma década. Iniciei uma pós em gestão de projetos, com ênfase em PMI (PMBOOk), meu objetivo e posteriormente realizar a prova para gerente de projetos do PMI. Gostaria de uma orientacao sua quanto aos proximos passos para conseguir uma colocao no mercado de trabalho na área de engenharia? Muito obrigada... Flavia Ananias.... Flaviananias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ola Luciana, gostei muito do seu blog. Tenho 41 anos e me deparo com uma situação bem parecida, fui para uma seleção para gestor no Banco Itau e também fiquei de fora pela minha idade e olha que ainda sou funcionário da empresa e tive o melhor desempenho entre candidatos mais novos. Hoje sou formado pela FGV e estou no inicio de uma MBA em projetos na Ibmec para
    entrar em uma areá nova e tentar ser reconhecido no mercado, mas pelo que li aqui no seu blog fica claro que tudo que fizermos para melhorar o currículo acaba em vão.
    Gostaria de um conselho pois não me sinto mais útil na companhia, sei que seria loucura sair, mas com certeza estou muito interessado em mudar de area e buscar algo que possa pelo menos ser feliz. Será que fazendo uma pós em uma instituição de renome adiante. Será que focar em gestão de projetos teria um mercado mais promissor como a Flavia acima .
    marcelodsmoreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá farei 40 anos em outubro, estou desempregado e com uma carreira toda desestabilizado, vc poderia me dizer se existem profissionais que eu pudesse recorrer para ainda tentar salvar minha vida profissional?

    ResponderExcluir
  25. Ola Marcos, obrigada pela visita ao Blog. Veja, 40 anos é uma idade que voce tem que pensar bem qual caminho vai tomar.Primeiramente, cadastre seu curriculo com bastante capricho no www.elancers.net e também em outros sites de empregos pois potencializara suas chances de ser chamado para processos seletivos. Faca seu curriculo bem detalhado, coloque todos os cursos, conhecimentos adquiridos e detalhe bem sua atuação em cada empresa onde trabalhou. Existem sim profissionais que trabalham com recolocação, mas há os bons e os não tão bons no mercado, fique atento e procure obter referencias antes de contratar um. Boa sorte !!!

    ResponderExcluir
  26. Li as partes 1 e 2 e depois de ler a 3, estremeci; mesmo tendo que concordar que o extremo proposto pode ser questão de sobrevivência. Todavia, me valendo de um mix de racionalismo e paixão, pergunto:
    Começar de novo a partir dos 45?
    Colocar o amor pela profissão em uma gaveta eterna?
    Admitindo-se que se consiga algum conhecimento em 02 anos de preparação, teríamos então um trainee com 47 anos, disputadíssimo pelo mercado? (desculpe a ironia).
    Dá para se imaginar a frustração desse profissional em um ambiente de trabalho, tendo que disfarçar sua amargura?
    Tenho 50 anos e batalho por um emprego decente há 03 anos. Tenho vivido das economias que consegui fazer e o amor por minha profissão me mantém na esperança de voltar a ativa, fazendo o que sempre fiz e de forma ainda mais apaixonada.
    Desistir e recomeçar seria o mesmo que sepultar-me ainda vivo.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Li a maioria de sei comentários. Encontro-me em situação semelhante com a diferença de afastar-me assim que meus filhos nasceram (14 anos atrás). Tive uma loja por cerca de um ano, fiz diversos cursos em áreas diferentes (idiomas, informática), jamais deixei que o cabeça ficasse parada. Mandei milhões de currículos. Conversei com amigos. Penso até em estudar para o funcionalismo público. Fui chamada para a área de vendas, bem diferente da minha formação: venda de celulares, corretora de imóveis. E ao 47 anos não consigo retornar ao mercado de trabalho, a não ser que seja como voluntária!
    Não sei realmente qual caminho seguir!

    ResponderExcluir
  28. Lu , parabéns pelo Blog! De todos que falam a respeito de trabalho de pessoas mais experientes, o seu é o mais conciso.
    Tenho 48 anos trabalho como funcionário público teleoperador em uma prefeitura, o salário apenas para me manter, muito menos do que eu necessito na verdade.
    Estava pensando em me sacrificar um pouco mais e fazer um curso em tecnológo em Gestão Ambiental mas qdo eu terminar o terei 51 anos, minha pergunta é a seguinte; vc acha que eu conseguirei com essa idade, uma recolocação? Ou devo apostar minhas escassas fichas em outra profissão?

    Abraços, Nelson

    ResponderExcluir
  29. Muito boa sua coluna! Concordo com o leitor Cerqueira, sendo que sou mulher, tenho 43 anos, casada, não tenho filhos, estou caminhando para 3 anos fora do mercado. Tenho boa experiência há mais de 20 anos, falo 2 idiomas, possuo cursos extra curriculares,experiencia em vários sistemas... hoje faço cursinho para concurso. Não posso reclamar quanto algumas indicações para empregos, como de amigos e familiares, porém, nada concretiza, no ato mesmo da entrevista elogiam meu currículo, falam que possuo perfil a vaga, mas na hora H para chamar, telefonar... NADA! Fora envios, cadastros em sites de empregos, que sinceramente (infelizmente) não acredito mais. Neste país, quem não tiver o Quem Indica, mais conhecido como o verdadeiro QI, você não consegue nada, absolutamente nada. Estou dizendo o QI grande, não aqueles pequenos; conheço algumas pessoas com a mesma faixa de idade e que foram recolocados porque tinham um conhecido GRANDE na empresa.

    ResponderExcluir