terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A empregabilidade após os 45 anos - Parte 2




Dando continuidade ao primeiro post, nesta Parte 2, vamos abordar o cenário daqueles que escolhem migrar para carreira de consultores autônomos.

Trabalhar por anos a fio em organizações por vezes pode fazer qualquer profissional temer trabalhar por conta própria. Quando estamos dentro de uma empresa, não precisamos nos preocupar com aspectos contábeis, jurídicos e administrativos, estamos apenas focados em nossa área e responsabilidades.

Uma vez consultor autônomo, passam a preocupar a sua  mente os aspectos operacionais de abrir uma empresa e geri-la, dentro dos parâmetros legais, contábeis, enfim, tudo passa a ser controlado e decidido por você mesmo.

Para alguns isso é mais fácil, mas para outros profissionais, que nunca tiveram contato com essas burocracias, posso garantir que é um verdadeiro tormento.

Superadas estas dificuldades iniciais, você está  a mercê de suas próprias ações. Divugar seu trabalho, fazer o networking, agendar reuniões, responder emails, fazer propostas, tudo, absolutamente tudo é feito por você.

Tudo bem, é uma sobrecarga e tanto, mas, como tudo na vida tem seu lado positivo, todas as suas ações agora saem com a sua cara, não há retrabalho ou ajuste quando delegamos as tarefas para outras pessoas. É só você e sua própria competência.

Se eu fosse sugerir um roteiro para um profissional que está se lançando em "vôo solo", sugeriria:

- Abra uma empresa e enquadre-a no regime Simples, que tem percentual reduzido de tributação. Não são todas as atividades que se enquadram no Simples, discuta com seu contador (ou encontre um de confiança, de preferência indicado) e explique o que fará, ele é o profissional que saberá te orientar sobre o enquadramento ou não no regime SIMPLES.

- Faça um website simples e objetivo apresentando seu serviço ou produto. Seja mais objetivo na apresentação, detalhes você poderá passar em uma reunião pessoal. Aconselho montar a apresentação seguindo aquela regrinha de ouro "o que, como e por que". Vale para tudo o que fazemos para não exagerar na filosofia e tornar-se inconclusivo ou desinteressante. Hoje qualquer pessoa pode fazer um mini site com templates já prontos e a um custo bem baixo, sem perder a qualidade ou atratividade visual.

- Capriche nas redes sociais. Seu perfil, principalmente no Linkedin e Facebook devem ter uma bela foto sua, sorrindo de preferência, e seus atributos bem escritos. Propaganda é a alma do negócio, sempre !

- Referências são muito boas quando se trabalha por conta própria. Poder contar com boas referências em empresas onde prestou seu serviço faz toda a diferença quando você se apresentar para outras oportunidades de trabalho. Cheque inclusive com suas referências se você pode mencioná-las no seu site, assim como há o link "recomendações" no Linkedin.

- Defina uma estratégia de curto, médio e longo prazo para o seu negócio. Navegar em um barco sem rota é sempre mais difícil. Saber onde você quer levar o seu negócio e em qual tempo, faz com que você tome decisões calcado em objetivos factíveis e claros, com maiores chances de sucesso.

- Defina um orçamento para o seu negócio, um business plan  que será sua bíblia no dia a dia. Assim como a estratégia, é um instrumento poderoso para tomar decisões. Planejar é altamente necessário quando somos autônomos. Surpresas e sobressaltos são inevitáveis, mas ter um planejamento claro nos faz passar pelos vendavais com mais tranquilidade.

- Identifique potenciais clientes, busque contatos na sua rede de relacionamentos, faça uma apresentação de seus trabalhos ou um email convite para conhecer seu site. Quanto mais prospectar, mais chances de reuniões e evolução para fechamentos. Aliás, é como a agricultura. O solo é amplo, quanto mais sementes plantadas, melhores as chances de colheita.

- Revise seu guarda-roupa. Suas roupas  estão adequadas ao dress code da sua nova carreira ? Pode parecer bobagem, mas faz diferença. Se você era um alto executivo que trabalhava de terno todos os dias, pode adotar um visual menos formal, que te apresentará melhor em oportunidades em que seja exigida sua presença e interação com pessoas de outros níveis. O terno é muito adequado e elegante, mas avalie em quais oportunidades ele pode passar uma imagem de distanciamento do ambiente onde você vai trabalhar. A ideia é que você se aproxime do cliente e que seus interlocutores se identifiquem com você. Pense nisso toda vez que se vestir para ir a um cliente.

- Leia e se atualize em marketing pessoal, auto motivação, empreendedorismo e tudo que disser respeito àqueles que gerem seu próprio negócio. Há muitos materiais na internet sobre estes assuntos. Procure grupos de empreendedores nas redes sociais e integre-se. Conhecimento é fundamental e transmite segurança a quem contrata.

Muito a fazer não é mesmo ? Está disposto a isto ? Ponha na balança os aspectos positivos e negativos e tome sua decisão, veja o que mais se adequa ao seu desejo. Fazer algo sem motivação é meio caminho para o insucesso e eu acredito que fazer o que se gosta é um grande diferencial na qualidade do trabalho que oferecemos. Falo isso por experiência própria, mas demorei para identificar aquilo que realmente me motivava, nem sempre é muito claro para nós o que realmente desejamos. Pense, pense e pense !

Se de um lado você vai se preocupar com a falta de uma renda fixa e uma certa segurança, por outro pode gostar muito de trabalhar em horários seus, manejar sua agenda com independência, inovar e por em prática suas ideias.

Uma coisa eu garanto. O sol nasceu para todos, o céu é azul. 
Pensamento positivo sempre !

Grande abraço.
Luciana Tegon

7 comentários:

  1. O que o mercado de trabalho está a procura no momento, como cursos e etc?

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia, tudo bem ? A princípio aconselho que você avalie as áreas que estão mais aquecidas e cursos relacionados a estas áreas. Idioma também é um grande diferencial, nosso mercado está carente de profissionais bilíngues, especialmente no inglês. Vou procurar aqui um material que tenho sobre este assunto e te envio. Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  3. Em meu primeiro comentário no blog, quero parabenizar o Prost acima. Não quarenta anos ainda mas certamente acredito eu (rsrsr) chegarei lá e tiro lições valiosas desta matéria. E com certeza vou ficar mais atento.

    ResponderExcluir
  4. Ola Guiga, grata pela visita. Já estou preparando a parte 3 desta matéria. abraços

    ResponderExcluir
  5. A propósito do "vôo solo" e do empreendedorismo,vale à pena considerar o apoio que pode ser obtido através de entidades como Sebrae e Edeavor. Como exemplo disso, em 2009/2010, montamos uma parceria [Sebrae/Sucesu-sp] para desenvolvimento de um Programa de Competitividade da MPE de Software e Serviços da cidade de São Paulo. Dentre outras atividades,organizamos sessões de trabalho com empresários e consultores de negócios do Sebrae para elaboração de diagnóstico empresarial, [gratuito], sobre o desempenho da empresa, principais dificuldades e oportunidades para promover a melhoria dos negócios. Vejam o link http://www.sucesusp.org.br/mailing2009/projetoMPE/projetoMPE.pdf Abs

    ResponderExcluir
  6. Existe um vídeo no Youtube que para mim é a chave do sucesso. Ajuda a pensarmos melhor nas novas oportunidades que estão surgindo e dá motivação para que eu possa persistir e melhor cada vez mais. É um desenho animado mas uma verdadeira lição de vida àqueles que desejam obter sucesso na vida. Vejam em: http://www.youtube.com/watch?v=elWYCrUsBwM

    ResponderExcluir
  7. Olá Fred ! Obrigada pelo vídeo, sensacional e muito inspirador.

    ResponderExcluir